OSTEOPATIA EM ATLETAS
Muitas vezes a prática esportiva leva o atleta a testar os limites do seu corpo, principalmente quando se trata de atletas de alto rendimento. Para isso é imprescindível que seu organismo esteja funcionando de forma fisiológica a fim de não sobrecarregar certos tecidos, sejam eles músculos, tendões, ligamentos, cápsulas ou articulações. Caso contrário, a consequência será a sobrecarga mecânica sobre estes, podendo resultar em dores, estiramentos, inflamações, entorses, fraturas por estresse, dentre outras lesões.
Um dos princípios da Osteopatia define exatamente como estes processos lesionais ocorrem. Segundo o pai da Osteopatia, Dr. Andrew Taylor Still, “a estrutura governa a função”, ou seja, se determinada estrutura está alterada sua função também estará comprometida, favorecendo assim o aparecimento dos sintomas e aumentando o risco de lesões.
Atletas exigem ao máximo de suas funções corporais, e em cada modalidade há particularidades e gestos específicos de maior solicitação. Se as estruturas corporais mais exigidas para tal gesto estão alteradas ou em desarmonia com o resto do organismo, é questão de tempo para que os primeiros sinais e sintomas comecem a aparecer.
A Osteopatia procura identificar e tratar a causa primária dos sintomas, devolvendo a mobilidade para tais estruturas e melhorando sua função. O resultado é o alívio dos sintomas, a diminuição do risco de lesões e a melhora do rendimento e performance. Seu tratamento pode ser realizado com objetivo curativo no caso de dores ou lesões já existentes, ou preventivo a fim de evitar futuras lesões. Pode ser realizado em conjunto com o tratamento médico, assim como de outras especialidades da Fisioterapia, visando acelerar ainda mais o processo de cura do paciente.
Por se tratar de um método natural, não há contraindicação. A Osteopatia é uma especialidade reconhecida pelo COFFITO, recomendada pela Organização Mundial de Saúde e vem crescendo cada vez mais no âmbito do esporte mundial. Na última Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, a Osteopatia esteve presente não só a convite do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) no setor de reabilitação da Vila Olímpica, como também diversas delegações trouxeram seus próprios Osteopatas para acompanhar suas equipes.
A equipe de Fisioterapeutas Osteopatas da Ontos, possui profissionais com vasta experiência na área esportiva e alto rendimento. São especialistas formados pela Escola de Osteopatia de Madrid e membros da Associação dos Osteopatas do Brasil (AOB).
Para conhecer mais sobre a Osteopatia e sobre suas indicações clique aqui.