🤰O corpo da gestante aos poucos vai sofrendo adaptações conforme o bebê vai crescendo e essas adaptações preparam o corpo para o nascimento do bebê.
O trabalho de parto é o processo que faz o bebê atravessar a pelve da mãe, que por sua vez, não é como um cilindro de tamanho perfeitamente igual do início ao fim. A pelve possui partes onde é mais larga e outras onde é mais estreita.
⠀
A cabeça do bebê também não é tão redondinha como uma bola e dependendo da posição que ela se encaixa na pelve pode facilitar ou dificultar um pouco esse encaixe, por isso, a cabeça do bebê é bem maleável para que consiga se adaptar e fazer toda a travessia até o bebê nascer.
⠀
👉A pelve é composta por 3 ossos. Dois ilíacos, que estão diretamente relacionados com os membros inferiores; e um sacro, que é a base de toda coluna vertebral. Só de saber essa informação você já pode imaginar que os movimentos das pernas e da coluna tem alguma relação com os movimentos da pelve, não é mesmo?
⠀
Quando falamos do movimento da pelve, não temos como não pensar na coluna e nos membros inferiores.
⠀
Para cada altura que o bebê está dentro da pelve sabemos quais movimentos irão favorecer o encaixe e a passagem, e durante todo o trabalho de parto é muito importante que a mãe se movimente ouvindo seu corpo e procurando a posição que traga mais conforto. Dessa maneira fica um pouco mais fácil quando se tem o apoio de uma Doula ou Fisioterapeuta especializada na área para orientá-la durante todo esse processo.
⠀
@tamaramalvezzi
⠀