Você sabe o que é a Dor?
Dor é pode ser definida como: “Experiência subjetiva, de um dano real ou potencial ao nosso organismo”, basicamente a dor é um processo individual que também nos serve como um sistema de alarme para alertar que algo não está bem no nosso organismo, seja por uma doença, uma lesão ou até mesmo sobrecarga em diferentes tipos de tecidos.
Outros fatores influenciam na dor, e isso ocorre exatamente por ela ser uma experiência. Assim fatores Sociais (interação do individuo com o meio) e fatores Emocionais (como a dor afeta os sentimentos e como os sentimentos afetam a dor) além dos fatores Biológicos (genética e sobrecargas agudas ou crônicas)
Dor Aguda e Crônica
A dor aguda é aquela classificada com até 3 meses de duração (há classificações de sub-aguda) e a dor Crônica é aquela que está presente por mais de 3 meses de duração. Ambas são classificações que auxiliam na escolha clinica do melhor tratamento indicado para sua solução.
Quem faz doer?
Há diversos casos em que sentimos dores, e quando realizamos os exames de imagens, os mesmos mostram-se sem alteração, mesmo a dor estando presente, então, como explicar esse fenômeno ?! Basicamente este cenário é muito comum na reabilitação física, e isso ocorre por muitas das vezes a causa inicial não estar relacionada a parte estrutural (ossos, músculos, tendões e ligamentos) mas sim podendo ser uma Dor Referida (Quando a causa da dor encontra-se em outra região ou tecido).
A resposta para todos os fenômenos dolorosos se encontra no Sistema Nervoso Central. Ele faz todo o processamento do que está ocorrendo em cada região do nosso corpo, assim esse sistema consegue receber informações, interpretar e emitir uma resposta para aquela situação atual.
Mas pode acontecer deste sistema ficar sensibilizado, o que significa que o mínimo estímulo não nocivo, poderia ativar os vários sistemas de alarme do corpo e desencadear as dores como forma de proteção. E todo esse processo ocorre por uma má interpretação do nosso Sistema Nervoso Central.
Como Resolver ?
A Fisioterapia aliada com a Osteopatia tem ótimos resultados no tratamento e resolução das dores Crônicas e Agudas. São seguidas rigorosas avaliações para que o processo de reabilitação seja o melhor e mais rápido possível, devolvendo assim a sua funcionalidade e ao seu novo estilo de vida. Em nosso programa de tratamento não contamos somente com técnicas e exercícios específicos, mas também com a Educação em Saúde e a melhora dos hábitos de vida de todos os nossos clientes.
O programa Integrado de Coluna trás até nossos clientes uma forma inovadora e integrativa nos cuidados de nossos clientes que sofrem por problemas na coluna. Com uma avaliação especifica, é possível compreender a individualidade de cada um dos casos dos nossos clientes e desta forma personalizar e integrar seu tratamento. Todo programa é realizado com as bases cientificas mais atuais, além da relação interdisciplinar de vários profissionais, o que aumenta nosso cuidado e nossa assertividade nos tratamentos indicados.