A famosa frase: “A minha dor é por conta da minha postura”, ainda é muito falada em nossos consultórios.
Já comentamos várias vezes que a postura não tem relação direta com as queixas de dores na coluna uma vez que isso foi testado e comprovado cientificamente. A postura é mais uma relação comportamental (e até mesmo uma resposta ao ambiente) do que somente a posição do corpo.
Há alguns sistemas que realmente podem alterar a posição do corpo e quando não estão bem adaptados eles podem acabar gerando desequilíbrios importantes e desencadear dor. Esses sistemas são conhecidos como Captores (Receptores) Posturais. Saiba quem são eles:
1 – Olhos: Os olhos são importantes para a manutenção da posição da cabeça, principalmente quando falamos de foco visual. É muito comum observarmos pessoas que usam muito computador para trabalhar e no final do dia estão quase “grudadas” na tela. Isso acontece pois os grupos musculares que estão envolta do olho também fadigam e por isso você precisa alterar a posição da cabeça e logo do pescoço para poder focar e enxergar melhor. Neste exemplo simples já podemos imaginar uma pessoa que possui uma postura com a cabeça mais projetada para frente e com dores de cabeça, no pescoço e nos ombros.
2 – Labirinto: possui uma composição de várias estruturas e são muito importantes na manutenção do equilíbrio. Dentro dessas estruturas há um líquido que funciona como um nível para a posição da cabeça. As alterações do labirinto são comumente patológicas (Ex: Labirintite) mas também podem ocorrer traumas direto na cabeça. E tudo que altera o equilíbrio também vai alterar a nossa postura.
3 – ATM (Articulação Temporomandibular): A ATM se relaciona com a posição da cabeça e dos ombros. Perceba que sempre que temos uma alteração de mordida (seja de nascença ou após um procedimento odontológico) também realizaremos adaptações na posição da cabeça e no pescoço para que seja possível fechar e articular a boca de maneira eficiente.
4 – Pele: Aqui nós estamos nos referindo sobre as cicatrizes profundas (adquiridas de traumas ou cirurgias no geral). Todo nosso corpo é uma rede de tensão onde cada parte fica puxando a outra e sempre tentando manter o equilíbrio. Quando temos uma cicatriz profunda é como se esse estado de tensão aumentasse muito naquela região o que leva ao desequilíbrio e compensação do resto do corpo. Dois exemplos bem característicos são as cirurgias de cesárea e de prótese mamária. Ambas geram tensão anterior (puxando o corpo para frente) e isso obriga o corpo a equilibrar sem centro de gravidade, aumentando nossas curvas da coluna ou aumentando a tensão dos músculos posteriores.
5 – Pés: Esse com certeza é um dos mais importantes. Qualquer lesão antiga na região de tornozelo e pé altera toda a nossa base de sustentação podendo provocar desequilíbrios no corpo inteiro. O sintoma mais comum que nos leva a fazer a avaliação dos pés é quando a dor na coluna aparece ao ficar muito tempo na posição em pé (numa fila ou caminhando, por exemplo).
Para que possamos realizar o teste em algum desses captores posturais, precisamos fazer uma avaliação detalhada sobre todo o histórico de lesão e da queixa de cada paciente.
Dr. Ricardo Augusto Costa
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).