Caracterizado pela maior amplitude de movimentos de todas as articulações do corpo humano, o ombro une o braço ao tronco e é capaz de se movimentar em várias posições.
Abaixo listamos as lesões mais comuns:
Tendinite
É a inflamação do tendão que une o músculo ao osso. A inflamação ocorre pela presença de dor na região do tendão. Entre as causas, estão fatores de risco, como: falta de alongamento, desequilíbrios posturais, movimentos repetitivos, estresse, atividade física em excesso entre outras.
Bursite
É uma inflamação de uma estrutura com líquido localizada entre um tendão e o osso. Sua função é auxiliar o deslizamento dos tecidos e sua nutrição. O processo inflamatório surge pela repetição de movimentos, causando dor e limitação dos mesmos.
Capsulite Adesiva (ombro congelado)
É caracterizada por um quadro de dor intensa no ombro e limitação dos movimentos e é definida pela inflamação da cápsula que reveste a articulação do ombro. É mais conhecida como ombro congelado.
Artrite
É a inflamação das articulações. Ocorre quando o sistema imunológico ataca as estruturas articulares do próprio corpo, sendo, portanto, uma doença autoimune na maioria dos casos, ou pode ocorrer por trauma, levando a um processo inflamatório da região. Se não tratada precocemente, pode afetar outras áreas além do ombro.
Para tratar e evitar lesões nos ombros, a melhor indicação é procurar um Fisioterapeuta especializado que indicará o tratamento mais adequado levando em consideração a individualidade de cada paciente.