Toda perda de urina que acontece de forma involuntária é considerada incontinência urinária (IU). Os tipos mais comuns encontrados são:
– IU de esforço: acontece quando a pressão sobre a bexiga aumenta e a musculatura responsável (assoalho pélvico) não dá conta de suportar essa pressão fazendo com que o conteúdo da bexiga vaze, sem ter vontade de fazer xixi.
Situações comuns de acontecer: espirros, tosses, risadas, pular corda, correr, levantar peso.
– IU de urgência: acontece quando dá a vontade de fazer xixi, ou seja, a bexiga está contraindo, porém não se consegue inibir esse estímulo até que chegue ao banheiro. Quem faz a inibição desse estímulo na bexiga é a contração da musculatura do assoalho pélvico.
Situações comuns de acontecer: quando se tem a vontade de fazer xixi e chegando em casa, ao abrir a porta, a vontade vai aumentando e antes de chegar ao banheiro o xixi sai(pouquinho ou bastante).
A Fisioterapia Pélvica, também chamada de Uroginecológica, pode te ajudar com esses sintomas, avaliando e identificando a causa do problema. Se é postural, fraqueza da musculatura do assoalho pélvico ou abdominal, falta de consciência dessa musculatura, por exemplo.
Podem ser uma série de fatores causadores desse sintoma, por isso é tão importante passar por uma avaliação com um profissional da área.
Dra. Tamara Malvezzi
Fisioterapeuta Especializada em Saúde da Mulher