Uma das dúvidas mais frequentes que ouvimos dos atletas é sobre a dor que antecede a lesão e a dor muscular pós treinamento. Apesar de sabermos que é um processo natural a dor pós atividade mais intensa ou mudanças no treinamento, deve-se levar em consideração alguns sinais.
Mas e você atleta, sabe quais são esses sinais?
Primeiro conceito que devemos entender é que sentir a musculatura dolorida após o treino é frequente entre os atletas, isso caracteriza que os seus músculos passaram por estímulo e necessitam de recuperação para conseguir estar mais preparado na próxima atividade que necessite dele. O que caracteriza esse tipo de dor muscular pós treino são: rigidez muscular e fadiga, a dor não é em um músculo específico e sim mais generalizada, limitação de movimentos leve a moderada e falta de força.
Essa dor natural de exercício físico pode iniciar também após um período, conhecida como dor muscular de início tardio (DMIT), sendo caracterizada por dor após 8 horas do esforço físico, aumentando sua intensidade nas primeiras 24 horas e podendo chegar até as 72 horas de desconforto. Após esse período de três dias e dor diminui de forma progressivamente.
Entretanto, dores que persistem na articulação e não ao longo da musculatura; dores que não diminuem após as 72 horas; sinais inflamatórios, tais como: hematoma, edema (inchaço) e região avermelhada; dor aguda em pontada são os sinais e características de que devemos nos atentar e buscar ajuda de um profissional capacitado para entender melhor se existe uma lesão.
Dra. Marina Squarizi
Fisioterapeuta Esportiva | Trauma Esportivo PUC Campinas